segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Lophophora williamsii "decipiens"

Lophophora williamsii "decipiens"
2015.03.22

o género Lophophora, pelo fascínio que exerce sobre entusiastas e coleccionadores, tem sido "brindado" com uma profusão de taxa baseados em cartacteres morfológicos de duvidosa importância e que para pouco mais servem do que para aumentar a vendibilidade de plantas no mercado da especialidade ou proporcionar uns dias de fama (relativa) a quem os inventa.
dito isto, a forma conhecida e comercializada como L. decipiens é particularmente bonita com a sua epiderme cinzento-azulada e flor rosada. pena é que se tenha perdido no tempo a localização da população de onde é originária.

2 comentários:

  1. Os mais experientes dizem ser apenas um nome antigo para Lophophora fricii, que deve deixar de ser usado.

    ResponderEliminar
  2. Se fosse assim, o nome prevaleceria sobre o da L. fricii. Este "tipo" em particular é complicado, já que parece haver duas "versões" diferentes a circular. Tenho que fazer experiências de cruzamentos com outras plantas que tenho. Há um artigo engraçado sobre os vários nomes de Lophophora da autoria do Gordon Rowley, mas ele remete tudo para uma única espécie muito variável (L. williamsii). Eu mantenho registo das proveniências e populações, um dia pode ser que alguém apresente um estudo definitivo.

    ResponderEliminar